segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PM apreende carga récord de cigarros contrabandeados


Carga de cigarro foi levada para Policia Federal
Foto: Sidnei Lemos - Bronka
DOURADOS – Operação da Polícia Militar apreendeu 7 carretas recheadas de cigarros neste final de semana numa estrada vicinal, nas proximidades da Fazenda La Caltiva, perto do Distrito de Itahum, em Dourados. È a maior apreensão já realizada pelo 3º Batalhão da PM de Dourados. A polícia acredita que o comboio estaria carregando mais de 350 mil pacotes de cigarros e que a carga estaria avaliada em mais de R$ 5 milhões. A informação será confirmada depois de contagem realizada pela Receita Federal. A operasão foi finalizada no final da manhã de ontem com a carga apreendida, um motorista preso e outro morto.
Conforme a polícia, os trabalhos começaram a uma semana, quando a PM foi informada de que ao menos 12 carretas com contrabando de cigarros passariam pela estrada vicinal de Itahum. De lá para cá a PM realizou trabalhos de investigação para localizar as carretas. Os trabalhos de apreensão começaram por volta das 21h40 de sábado e mobilizaram todo o efetivo da PM de Dourados. Em campana na estrada os policiais avistaram 8 carretas.
Ao notar a aproximação da Polícia os motoristas tentaram fugir. Seis motoristas conseguiram escapar da Polícia a pé. Eles fugiram pelo mato. Outro furou o bloqueio policial e fugiu conduzindo a carreta. Antes de escapar por completo da polícia, o condutor atropelou um dos motoristas do camboio criminoso. A vítima, de 56 anos subiu na carreta que estava em movimento. Ele caiu e foi parar sob as rodas da carreta, que atingiram principalmente o quadril do motorista.
Segundo a Polícia, antes de morrer, a vítima dirigia a Scania de cor branca, placa BXT 4103, de Presidente Venceslau (SP) atraelada ao semireboque AWG 1956, da mesma cidade. Um dos sete motoristas que tentaram fugir a pé foi preso. Trata-se de M.S.M, que reside em Ponta Porã.
Ele disse a polícia que as cargas sairam do Paraguai e seriam entregues no interior de São Paulo. Cada motorista ganharia R$ 2 mil para fazer o transporte. O comboio estava sendo escoltado por duas caminhonetes Hyllux, também conseguiram fugir do cerco policial.
As sete carretas abandonadas foram levadas para a Polícia Federal. De lá será encaminhada para a Receita Federal em Campo Grande, para contagem e posteriormente incineração. O corpo do motorista morto atropelado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Dourados. Sete motoristas, - incluindo o autor do atropelamento - continuam foragidos.
Segundo o repórter do Dourados Agora, Cido Costa, que acompanhou toda operação, foram horas de muita tensão, já que havia possibilidade de haver um confronto entre contrabandistas e a polícia. Nos rádios das carretas a todo momento, os policiais recebiam ameaças de pessoas ligadas ao grupo. Eles diziam que iriam tentar recuperar a carga apreendida. A polícia ficou de prontidão durante toda a madrugada, mas nada aconteceu.
Em checagem preliminar as carretas, nenhuma ilegalidade foi encontrada como queixa de roubo ou furto. Motor e chacis, a princípio, não foram adulterados e os veículos não apresentam sinais de “clonagem”. Das sete carretas apenas uma tinha placa de fora do estado de MS. Trata-se a de Presidente Venceslau, cuja o motorista morreu. As placas das demais carretas são: AIU 9588 de Campo Grande, HQR 5795 de São Gabriel do Oeste, ABQ 3798 de Nova Alvorada do Sul, BWN 7991 de Campo Grande, ALS 5122. A ação contou com o Serviço Reservado (P2), Rádio Patrulha de Dourados e Itahum, Força Tática e Getam. (Com informações de Cido Costa)
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita